Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Travel is always a good idea

Travel is always a good idea

Berlim - Museu de Pérgamo | Pergamonmuseum

É impressionante a quantidade de museus e bons museus que a cidade de Berlim apresenta. Não esperava encontrar tanta arte junta, embora o nome Ilha dos Museus diga tudo, lá encontramos um pouco de tudo. Todas estas exposições ajudam nos a conhecer melhor o nosso passado, sem ficar indiferente. A viagem é constante, numa tentativa de interpretar a forma como se vivia e sobrevivia num mundo em que nada aparentemente parecia ser igual ao mundo que conhecemos hoje. 

 

1.JPG

  

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Preço: 12€ para bilhete isolado, 18€ para bilhete que permite entrada em todos os museus da Ilha dos Museus;

Horário: 10h – 18h

Estações de metro próximas: Friedrichstraße

Site: http://www.smb.museum/en/museums-institutions/pergamonmuseum/home.html 

 

2.JPG

 

Este museu da Ilha dos Museus foi desenhado por Alfred Messel e Ludwig Hoffmen que se inspiraram no Altar de Pérgamo para o projetar. A sua construção demorou cerca de vinte anos, tendo tido início em 1910 e fim em 1930. Antes da construção do museu um pequeno edifício foi construído junto ao altar onde foram feitas as escavações que encontraram diversos artefactos hoje expostos em vários museus de Berlim, mas a sua fraca estabilidade resultou na sua demolição para que algo melhor e maior fosse construído. 

 

4.JPG

 

O novo e mais largo Museu de Pérgamo foi construído a pensar em três diferentes alas ou museus. Portanto como se não fosse enorme o número de museus ainda há museus que têm museus dentro do próprio museu. Confuso não é? Mas organizado. Os três museus são: Coleção de Antiguidades Clássicas, Museu do Antigo Oriente e o Museu de Arte Islâmica. As impressionantes reconstruções do Altar de Pérgamo, da Porta de Miletus, a Porta de Ishtar,  Passagem para Babilónia e a Fachada de Mshatta fizeram do Museu de Pérgamo famoso em todo o mundo e um dos mais visitados na Alemanha. 

 

5.JPG

 

A primeira e a mais importante zona do museu é a Coleção de Antiguidades Clássicas que contém uma das mais imponentes coleções de arte grega e romana. Além do Museu de Pérgamo também é possível ver parte desta coleção no Museu Novo e no Museu Antigo. A grande atração deste museu é o fabuloso Altar de Pérgamo que data 180 a 160 AC, mas como ele há centenas de obras de arte, bem organizadas e expostas. Apesar do museu andar em obras (2016) e ainda por cima na zona do Altar de Pérgamo, mas de qualquer forma permitem a visita e a observação desta obra de arte, antiquíssima por sinal. 

 

6.JPG

 

O Museu do Antigo Oriente contém uma enorme coleção de artefactos que datam mais de 6000 anos atrás de regiões como a Mesopotâmia e a Síria. A maioria dos 270 mil objetos foram encontrados em escavações na Babilónia, Assur, Uruk e entre outros locais. Entre as principais atrações está a reconstrução impressionante da grandiosa Porta de Ishtar que remonta ao tempo de Nebuchadnezzar II, no século VI AC. Entrar nesta zona do Museu de Pérgamo é uma viagem que se faz pela História, mas uma História fascinante, pensar que vivemos num mundo que já ultrapassou tantos e tantos séculos.

 

7.JPG

 

O Museu de Arte Islâmica tem uma coleção surpreendente e fascinante de arte sobre o mundo islâmico. Ao longo das várias salas é possível ver grandes peças decorativas e artefactos arqueológicos criados por muçulmanos e povos cristãos e judeus que viveram entre eles desde o século VII ao XIX. Particularmente impressionante foi ver tanta arquitetura fora do normal que ainda se encontra bem preservada e pelo que percebi compõem uma zona do museu que é dos maiores museus sobre arte islâmica no mundo. A não perder a fachada de Mshatta e o famoso quarto de Aleppo que é todo revestido com pinturas em madeira. 

 

7.JPG

 

Boa visita !

 

Booking.com

 

Entre na Rubrica: Museus e outros... e continue a sua viagem :) 

 

Sou o Ricardo Costa

27 anos

Optometrista em Full-time

Viajante em Part-time

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Reservar hotel ?

Booking.com Booking.com

Por onde andei ?

ALEMANHA





INGLATERRA



ITÁLIA









PORTUGAL



VATICANO



SUIÇA




RUBRICAS



Comentários recentes

  • Ricardo Costa

    Também fiquei com essa ideia da cidade, meio cinze...

  • RP

    Estive em Berlim o ano passado. Achei uma cidade u...

  • Ricardo Costa

    Vais adorar Roma! É uma cidade lindíssima, cheia d...

  • NNC

    Vou dentro de dias! Com o teu post fiquei ainda ma...

  • Ricardo Costa

    Olá Joana, Berlim é uma cidade fantástica, vais go...

Follow me on Instagram

Mais sobre mim

foto do autor