Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Travel is always a good idea

Travel is always a good idea

Costa Vicentina - Dia 2, de Vila Nova de Milfontes ao Cabo Sardão

Continuando a nossa viagem pela Costa Vicentina, após passarmos a zona de Sines e do Porto Covo descemos até Vila Nova de Milfontes, freguesia do concelho de Odemira, distrito de Beja. Ao chegar e antes de procurarmos o hotel fomos dar uma volta pela foz do rio Mira e pelo forte de Milfontes, uma construção militar para ajudar na defesa de ataques via mar. Esta cidade é conhecida pelos acampamentos de jovens e adultos, com facilidade de acesso a locais como a Praia da Franquia, a Praia do Carreiro das Fazendas e a Praia do Farol.

 

15.JPG

 

16.JPG

( Pescadores em Vila Nova de Milfontes )

 

Ficámos alojados no Hotel HS Milfontes Beach, um hotel muito conhecido no centro da vila com uma vista sobre toda a foz, privilegiado devido à sua localização próxima do mar, próxima do centro antigo da cidade e com umas merecidas três estrelas. Fiquei surpreendido com o preço / qualidade que este hotel oferece, dado à sua localização, pequeno almoço de boa qualidade, estacionamento próximo e gratuito e ainda a possibilidade de ter piscina no interior do hotel com acesso fácil desde os quartos. 

 

17.JPG

( Vista panorâmica do Hotel HS Milfontes Beach )

 

18.JPG

( Igreja de Nossa Senhora da Graça )

 

Em Vila Nova de Mil Fontes, também muito famosa por turistas que gostam de acampar, há possibilidades inúmeras para diversão, aproveitar o mar de várias formas, desde a praia a vários desportos náuticos, que um rio e foz dão a oferecer. Há noite no centro da vila, ao redor da Igreja de Nossa Senhora da Graça vários artesãos apresentam alguma da sua mostra, muitos cafés acolhem os turistas e locais e há muito movimento principalmente há noite quando o convívio é maior.

 

19.JPG

 

20.JPG

 

Se viajar para o Alentejo significa ter umas férias calmas e em sossego, também nos lembra à boa gastronomia que por lá nos é apresentada. De muitas refeições que fizemos, fica-me na memória um almoço onde optei pela típica carne de porco alentejana que foi surpreendentemente bem servida e também recomendar em Vila Nova de Milfontes uma ida ao Restaurante Ritual, próximo do centro, com um serviço e decorações excelentes e com opções vegans, importante porque a minha amiga é vegan e é sempre bom encontrar por onde passamos bons restaurantes com essas possibilidades na ementa.

 

21.JPG

( Estátua do Arcanjo )

 

22.JPG

( Rio Mira )

 

Depois de passarmos a zona de Vila Nova de Milfontes, percorremos todo o litoral, nesta zona em estradas mais interiores, até chegarmos a Almograve e aí percorrendo o caminho até à Praia de Almograve, a cerca de quinhentos metros da localidade de Almograve. A Praia de Almograve tem um litoral extenso, propicio a um dia espetacular de praia, com boas condições para isso e em dias de maré baixa parece uma zona de piscinas naturais com várias rochas a rodear a água entre o areal e o mar. 

 

dia 2 (21).JPG

( Praia de Almograve )

 

dia 2 (22).JPG

( Praia de Almograve )

 

Entre Almograve e Zambujeira do Mar, é possível visitar de carro o Cabo Sardão, mesmo de longe começámos a ver o farol do Cabo Sardão e por isso é seguir sempre a estrada e estacionar. Ao chegar a esta zona a paisagem muda radicalmente, a zona costeira deixa de ser plana e termina com imponentes escarpas a pique, criando uma rebentação forte das ondas. Em cima, na zona onde é possível fazer uma caminhada a vegetação é rasteira e verdejante. O farol construído em 1915 foi o nosso ponto de partida e chegada e por ali caminhámos sem qualquer direção, aproveitando a paisagem relaxante e introspetiva. 

 

25.JPG

( Farol do Cabo Sardão )

 

26.JPG

( Cabo Sardão )

 

Infelizmente neste segundo dia da nossa viagem ao longo da costa vicentina, o sol escondeu-se o que tornou fácil a nossa decisão de percorrer várias praias ao longo da costa, fazer mais caminhadas e deixar o nosso tempo de praia para os dias seguintes. Desde Vila Nova Milfontes onde é possível veranear na Praia das Furnas, mais abaixo a Praia do Cavalo, a Praia do Cavalo, a Praia do Brejo Largo, a Praia da Barca Grande, a Praia de Cavaleiro, a Praia do Tonel e o Porto das Barcas embora todas estas praias sejam de acesso mais difícil porque realmente esta zona do litoral é cheia de escarpas e algumas destas praias só se conseguem chegar após longas caminhadas a pé.

 

27.JPG

 

28.JPG

 

29.jpg

( Cabo Sardão )

 

 

Boa viagem !

 

Booking.com

 

LINKS: PARTE 1 | PARTE 3 | PARTE 4

 

Sou o Ricardo Costa

28 anos

Optometrista em Full-time

Viajante em Part-time

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Reservar hotel ?

Booking.com

Alugar carro ?

Por onde andei ?

ALEMANHA







FRANÇA















INGLATERRA



ITÁLIA









MÓNACO



PORTUGAL





VATICANO



SUIÇA




RUBRICAS



Comentários recentes

  • Rita

    Desses locais já só me falta o Cap D'Ail antes de ...

  • Serrão

    Obrigado eu pela partilha destas viagens e por nos...

  • Ricardo Costa

    Olá! Visitar a Riviera Francesa foi espetacular e ...

  • Serrão

    A Riviera Francesa é mesmo magnífica. Um cruzeiro ...

  • Ricardo Costa

    E tenho para mim que todos os que vivem em Cannes,...

Follow me on Instagram

Mais sobre mim

foto do autor