Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Travel is always a good idea

Travel is always a good idea

O que visitar em Genebra - Parte 1

A minha primeira grande viagem foi a Genebra em 2010, na altura tinha vinte anos e estava nas minhas férias entre o primeiro e segundo ano de universidade. Uma vez que o meu amigo Patrick tinha os pais emigrados na Suíça e ele iria passar lá umas semanas no verão surgiu a oportunidade de conseguir também ir. Felizmente na altura consegui trabalhar com o meu pai o suficiente para ganhar dinheiro para os voos, mas uma viagem na qual temos a oportunidade de não pagar hotel ou local para dormir é imperdível e assim foi. 
 

2 - genebra  (1).jpg

 

Genebra (ou em francês Gèneve) é a segunda maior cidade da Suíça, localizada no extremo oeste, no cantão francês. É uma cidade bastante organizada e isso vê-se na forma que os meios de transporte circulam, nas inovações e diferenças que se observam em cada esquina em relação a Portugal. Lembro-me de estar na rua junto a uma paragem do tram e ver três caixas com três diferentes jornais, caixas sem proteção alguma com um local próprio para as pessoas colocarem os francos indicados para o pagamento do jornal, e ninguém tirava o jornal sem o devido pagamento ! Esta memória perdurou como exemplo de cidadania e como eu gostava de ver o mesmo por cá, se bem que não acho que fosse resultar.
 

2 - genebra  (2).jpg

  

Um dos locais mais bonitos de Genebra é junto ao Lago Léman (também conhecido como Lago de Genebra) que é o maior lago da Europa ocidental e que têm um dos maiores jactos de água do mundo, visível da maioria dos locais de Genebra. Existem vários passeios de barco que é possível fazer e são a melhor forma de desfrutar das paisagens ao longo do lago, ver a cidade de longe e os terrenos e mansões existentes nas zonas mais distantes do centro de Genebra.
 

2 - genebra  (3).JPG

 

Por toda a cidade é notória a limpeza, o gosto por manter tudo organizado, quer nas ruas quer nos jardins que considero ser um ponto muito forte da cidade, é a imagem de marca. Visitámos muitos jardins, vários locais no centro da cidade e outros mais afastados, mas todos muito bem tratados. Exemplo disso são os jardins junto ao lago, muito bem arranjados, sendo o mais bonito e irreverente o Jardim do relógio feito de flores, que a cada quinze dias é alterado para ganhar novas cores, uma alusão ao facto de que Genebra é a cidade sede de várias marcas de relógios mundialmente conhecidas.
 

2 - genebra  (4).JPG

 

Uma vez que a nossa viagem foi em Agosto, o período coincidiu com as grandes Festas de Genebra, na qual era possível ver vários carroceis espalhados ao longo das marginais, bem como tendas com música e barracas com comida. O melhor e o momento mais alto da festa é a noite do fogo de artificio, é sem duvida a noite mais agitada do ano porque na cidade sente-se que todos os movimentos das pessoas são em direção ao lago, quer de locais quer de turistas, todos na esperança de conseguirem um bom local para ver o espetáculo pirotécnico. E foi mesmo um espetáculo memorável talvez dos fogos de artificio mais bonitos que assisti, naquele ano o tema foi o circo e ao longo de vários minutos diferentes apresentações de fogo de artificio melodicamente sincronizadas com a música saiam das embarcações espalhadas no centro do lago. Um fogo de artificio que nunca esquecerei.

 

2 - genebra  (5).jpg

 

Como central e globalizada cidade, Genebra é um dos mais importantes centros de diplomacia internacional e sede de muitas organizações internacionais, a lista é extensa mas as mais importantes são a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), da Cruz Vermelha e da UNESCO. Não é por acaso que a alcunha de Genebra é "Cidade da Paz" e à Suiça o "país neutro". Fizemos longos passeios ao lado desses edifícios com vários jardins por perto, uma limpeza extraordinária e segurança adicional esperada. 

 

2 - genebra  (6).jpg

 

Como sempre fui amante de matemática e de física, visitar o Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) era algo que queria muito fazer. O CERN é o maior laboratório de física de partículas do mundo. Atualmente existem dois locais para exposição, o globo da ciência e inovação e o museu Microcosmo com exposições permanentes que visitamos para conhecer um bocadinho mais sobre a física de partículas e a história do CERN. Bastante acessível através de autocarros e de tram, e apesar de ser um bocadinho distante do centro de Genebra é uma visita que aconselho a todos os viajantes que tenham gosto por ciência.

 

 

2 - genebra  (7).JPG

 

Queres continuar a ler com a parte 2 ? Clica aqui vá !

Sou o Ricardo Costa

28 anos

Optometrista em Full-time

Viajante em Part-time

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Reservar hotel ?

Booking.com

Alugar carro ?

Por onde andei ?

ALEMANHA







FRANÇA













INGLATERRA



ITÁLIA









PORTUGAL



VATICANO



SUIÇA




RUBRICAS



Comentários recentes

  • Serrão

    Obrigado eu pela partilha destas viagens e por nos...

  • Ricardo Costa

    Olá! Visitar a Riviera Francesa foi espetacular e ...

  • Serrão

    A Riviera Francesa é mesmo magnífica. Um cruzeiro ...

  • Ricardo Costa

    E tenho para mim que todos os que vivem em Cannes,...

  • Rita

    Eu adoro viver em Cannes! É uma calma imensa de um...

Follow me on Instagram

Mais sobre mim

foto do autor