Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Travel is always a good idea

Travel is always a good idea

Hamburgo - Visita à Igreja St Michael | Michaeliskirche

Já faz parte de qualquer viagem que faça, subir algum edifício ou torre para conseguir ficar com uma memória panorâmica da cidade. Em Hamburgo achei que a Igreja de St Michael seria uma boa opção, visto que toda a gente dizia que o local mais apreciado e avistado de muitos locais de Hamburgo seria aquela Igreja e dado o significado na cidade, decidimos visitar o interior e subir, o habitual - escadas !

 

1.JPG

( Exterior da Igreja St Michael )

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

 

Horário para visitar a Igreja: aberto e gratuito durante todos os dias, incluindo celebrações.

Horário para subir à Torre: 10h – 18h (ultima entrada 17h30) 

Preço para subir à Torre: 5€ (elevador ou escadas)

Estações de metro próximas: Rodingsmarkt, Baumwall

Site: http://www.st-michaelis.de/en 

 

6.JPG

( Vista panorâmica sobre Hamburgo - Filarmónica no canto superior esquerdo )

 

A Igreja de St Michael ( Hauptkirche Sankt Michaelis em alemão ) que é tratada como Michel é uma das cinco igrejas luteranas e a mais famosa em Hamburgo. Foi construida no estilo barroco e por Protestantes, ao contrário da maioria das igrejas católicas, foi dedicada ao arcanjo Miguel, daí o seu nome. É possível ver uma estátua de bronze do arcanjo Miguel no exterior da igreja a segurar o diabo. E também no exterior existe uma estátua a homenagear Martin Luther, que é famoso pela frase "I have a dream", mas a estátua está lá presente por Martin Luther ter sido um pastor protestante muito influente em todo o mundo.

 

3.JPG

( Estátua de Martin Luther )

 

A torre da igreja têm 132 metros de altura e domina a vista da cidade, diz-se até que serviu e serve como ponto de orientação para os navios que embarcam e desembarcam no rio Elba e no Porto de Hamburgo. Se decidir subir para ver a vista sobre a cidade lembre-se que têm duas hipóteses, elevador ou escadas. Parece tentador subir de elevador mas só passando pelas escadas é que é possível ver o relógio e o maior sino da Alemanha.

 

7.JPG

( Vista panorâmica sobre Hamburgo - Rathaus no canto superior esquerdo )

 

Atualmente a igreja tem cinco órgãos e dada a composição e dimensão da igreja é muitas vezes utilizada para coros musicais, constituídos por membros da igreja, crianças e adultos o que além de atividade lúdica possibilita o desenvolvimento da comunidade. É então através de sonetos, cânticos e outras formas musicais acompanhadas dos órgãos que o gospel é entoado durante as celebrações e dias especiais. Inclusive existe uma tradição de tocar trompete sobre a torre da igreja que já tem 300 anos.

 

2.JPG

( Interior da Igreja )

 

A igreja e a comunidade como é conhecido da religião luterana partilham o seu amor e devoção a Jesus Cristo, fortalecendo o seu amor a Deus e partilhando essa mensagem a todos os que visitam a Igreja. Sendo a principal igreja na zona, a Igreja de St Michael abrange todos os cidadãos de Hamburgo e está aberta a todos os visitantes, eventos musicais e eventos litúrgicos. Existem cerca de 3500 luteranos naquele distrito e o numero cresce se forem acrescidos pessoas ao redor da cidade de Hamburgo. Apesar de acreditar que a igreja seja usada como miradouro sobre a cidade, viajar também é isto, nascer no seio de uma família católica praticante mas conhecer o mundo e outras religiões, respeitar o espaço e crescer culturalmente.

 

5.JPG

( Sino da Michaeliskirche )

 

E claro, o tão esperado momento de ver a cidade do alto da Igreja chegou mas foi tudo menos agradável, estava um vento tão forte e frio no topo da torre que tornou a nossa visita muito desagradável. Confesso que a paisagem é muito bonita, apesar das próprias cores das fotografias serem tristes e nebulosas a vista panorâmica sobre a cidade permite identificar grandes atrações de hamburgo como o porto de hamburgo, a filarmónica, o lago alster e o Rathaus. A memória mais engraçada da torre são as fotografias que tentei tirar onde estou com um arte petrificado e congelar. Um dia voltarei com sol !

 

8.JPG

( Panorâmica sobre Hamburgo - Porto de Hamburgo no canto superior esquerdo )

 

A Igreja de St Michael foi um dos primeiros edifícios a ser reconstruido após a Reforma na cidade, foi a primeira e maior igreja desde 1685. Não é por acaso que é visitada todos os anos por mais de um milhão de pessoas de todo o mundo e de outras culturas.

 

4.JPG

( Planta da Igreja )

 

A MINHA OPINIÃO

A Igreja de St Michael é um ícone da cidade de Hamburgo, não retenha dúvidas quanto a uma possível visita, está em muito bom estado de conservação e na rota de muitas outras atrações na cidade, nao terá de se desviar nem tomar muito tempo para a encontrar. Se a visitar com pressa suba o elevador e aproveite duma vista única sobre a cidade. Se tiver sorte e passar no momento do sino tocar, não se esqueça de proteger os ouvidos e ouvir o maior sino da Alemanha no seu esplendor.

 

Boa visita !

 

Entre na Rubrica: Museus e outros... e continue a sua viagem :) 

 

Sou o Ricardo Costa

27 anos

Optometrista em Full-time

Viajante em Part-time

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Reservar hotel ?

Booking.com Booking.com

Por onde andei ?

ALEMANHA







FRANÇA



INGLATERRA



ITÁLIA









PORTUGAL



VATICANO



SUIÇA




RUBRICAS



Comentários recentes

  • Ricardo Costa

    Também fiquei com essa ideia da cidade, meio cinze...

  • RP

    Estive em Berlim o ano passado. Achei uma cidade u...

  • Ricardo Costa

    Vais adorar Roma! É uma cidade lindíssima, cheia d...

  • NNC

    Vou dentro de dias! Com o teu post fiquei ainda ma...

  • Ricardo Costa

    Olá Joana, Berlim é uma cidade fantástica, vais go...

Follow me on Instagram

Mais sobre mim

foto do autor