Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Travel is always a good idea

Travel is always a good idea

Nice - Dia 2 na Riviera Francesa

Continuando o nosso passeio por Nice, visitámos a Vieux Nice que é a zona velha e histórica da cidade e também onde mais turistas se vê a passear. Esta zona está repleta de edifícios pitorescos, com esculturas em vários locais, prédios antigos, muitas lojas artesanais e restaurantes. Há também muitas coisa para visitar desde edifícios religiosos, galerias, museus ou simplesmente fazer um passeio sem direção especifica, que foi o que nós fizemos. Para quem quer experimentar a gastronomia local este é melhor lugar da cidade e a vida noturna passa também por lá. Vieux Nice é o coração da cidade.

 

8a.JPG

 

8b.JPG

 

Uma das zonas mais bonitas da cidade que vai encontrar dentro da Vieux Nice é a Cours Saleya e Les Ponchetter que é um mercado de flores e frutas muito tradicional que existe à muitos anos. Já tinha ficado com uma impressão muito boa da zona velha, especialmente pelos edifícios que são de facto muito bonitos e bem arranjados mas esta praça aumenta a sua beleza, pelas cores do mercado e da agitação de turistas à volta dele. Como fomos durante o verão, os mercados estão abertos até tarde, inclusive durante a noite e por esse motivo aconselho visitas a este local durante diferentes alturas do dia porque de facto é muito bonito. 

 

9a.JPG

 

9b.JPG

 

A praça principal da cidade de Nice é a Place Massena, que é rodeada de prédios antigos com uma construção italiana muito bonita e também de alguns prédios modernos e uma fonte bastante central. Naquela zona é habitual haver os grandes eventos na cidade como festivais de verão, o corso de carnaval que é bastante famoso em Fevereiro e o Dia da Bastilha a 14 de Julho celebrando o dia nacional da França. Durante a nossa estadia, naquela zona havia uma fan zone para assistir aos jogos do EURO 2016 o que levava a muita gente passar por lá, durante o dia e mesmo à noite.

 

10.JPG

 

10b.JPG

 

Após passar a Place Massena, começa a Promenade du Paillon que tem no inicio o Miroir d'Eau composto por diversos jatos de água numa zona plana que reflete a água como um espelho. É habitual ver por ali muitas pessoas a passear e principalmente muitas crianças a brincar junto aos jatos de água que dada a sua imprevisibilidade do sincronismo volta e meia apanham as pessoas e crianças desprevenidas, muito divertido de ver. Passando este local há zonas especificas para crianças brincarem, relva e muito locais calmos para os locais e turistas aproveitarem um momento de descanso. 

 

11.JPG

 

11b.JPG

 

A nossa viagem a Nice coincidiu com o Campeonato Europeu de Futebol de 2016 na qual Portugal se sagrou campeão e teve como país anfitrião a França. Por este motivo encontrámos uma cidade cheia de turistas e também de muitos adeptos que vinham assistir aos jogos no Estádio de Nice. Nas principais praças da cidade foram construidas Fan Zones para que as pessoas pudessem assistir e tudo isto com um grande controlo de segurança. Durante a minha estadia pela França tivemos oportunidade de ver dois jogos de Portugal o que tornou a experiência bastante engraçada, um dos jogos vimos com alguns portugueses num café de Nice e o outro jogo assistimos numa esplanada em Cannes, desta vez sozinhos e ainda por cima com adeptos Húngaros à nossa volta que quase nos comiam, mas empatámos esse jogo. Outro facto engraçado foi que saímos de Cannes até Nice muito tristes porque achávamos que só passavam dois de cada grupo aos oitavos de final e só quando chegámos a Nice nos apercebemos que afinal tínhamos passado !

 

12.JPG

 

12b.JPG

 

Um facto interessante sobre a Côte d'Azur é que na região de Provence, perto de Nice, existem plantações de lavanda. De facto não fazia a mínima ideia até estar em Nice e sempre que passeávamos pela Vieux Nice havia muitos produtos tradicionais como sabonetes e cremes de lavanda, mas numa quantidade muito grande, várias indicações a lavanda e a Provence, até que realmente percebi que naquela zona existem uma cultivações de lavanda e para os turistas há até rotas e percursos para visitar os campos de lavanda. Infelizmente não tivemos oportunidade de visitar mas se estiver na cidade e com tempo, pegue no carro e vá, pelo que me disseram é um passeio que vale a pena fazer.

 

13.JPG

 

13b.JPG

 

Fazer praia em Nice é uma aventura para todos aqueles nunca fizeram praia onde areia não existe e toda a zona está coberta de pequenas pedras. Se já tiver feito praia na Madeira talvez não lhe faça confusão, mas idealizar as praias paradisíacas da Riviera Francesa e chegar a Nice e só ver calhaus pode ser uma experiência traumatizante. Não é cómodo colocar a toalha num amontoado de pedras mas de certeza que nunca se esquecerá da experiência. De qualquer forma há muitas hipóteses para alugar espreguiçadeiras ou outros spots para fazer praia e quando entrar nas águas azuis daquela praia esquecerá tudo. Aproveite também para ver os aviões partir e chegar ao aeroporto  uma vez que dada a proximidade é habitual se verem muitos aviões por ali. 

 

14.JPG

 

14b.JPG

 

Boa viagem! 

 

ROTEIRO DIA 2: Vieux Nice - Cours Saleya e Les Ponchetter - Place Massena - Promenade du Paillon - Promenade des Anglais

 

 

Booking.com

 

LINK: PARTE 1 | PARTE 3

 

Sou o Ricardo Costa

28 anos

Optometrista em Full-time

Viajante em Part-time

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Reservar hotel ?

Booking.com

Alugar carro ?

Por onde andei ?

ALEMANHA







FRANÇA









INGLATERRA



ITÁLIA









PORTUGAL



VATICANO



SUIÇA




RUBRICAS



Comentários recentes

  • Ricardo Costa

    E tenho para mim que todos os que vivem em Cannes,...

  • Rita

    Eu adoro viver em Cannes! É uma calma imensa de um...

  • EROTICO

    Sou apaixonado pelo museu Erótico de Berlim. Podia...

  • Ricardo Costa

    Também fiquei com essa ideia da cidade, meio cinze...

  • RP

    Estive em Berlim o ano passado. Achei uma cidade u...

Follow me on Instagram

Mais sobre mim

foto do autor