Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Travel is always a good idea

Travel is always a good idea

Berlim - Dia 5, auf wiedersehen !

Como foi habitual na nossa estadia em Berlim, os nossos dias começaram junto à Torre de TV ( Berliner Fernsehturm ) que é uma torre de radio no centro de Berlim. É atualmente a construção mais alta da Alemanha e pode ser vista em qualquer ponto da cidade, um verdadeiro ícone de Berlim. A torre foi construída entre 1965 e 1969 pela GDR e tem 368 metros de altura e é a quarta maior torre da Europa. A construção esférica que se vê alberga um restaurante giratório e o observatório para os visitantes apreciarem uma vista panorâmica sobre a cidade, a subida é feita num elevador que demoram apenas quarenta segundos a fazer o percurso. O meu truque para visitar torres como esta é procurar subir antes do horário do por do sol, subir uma hora antes e observar a cidade de dia e já de noite com todas as iluminações. Vale a pena.

 

13 - berlim (67).jpg

( TV Tower )

 

Informações úteis sobre a visita à Torre de TV:

Preço: 13€ para adultos, 8,50€ para crianças, gratuito para crianças até aos 4 anos.

Horário: Aberto todos os dias, de novembro a fevereiro entre as 10h e as 24h e de março a outubro entre as 9h e as 24h.

Estações de metro próximas: Alexanderplatz

Site: https://tv-turm.de/en/homepage/ 

 

13 - berlim (68).jpg

( Torre de TV )

 

Falando um bocadinho sobre a comida alemã, não foi difícil encontrar bons locais para jantar e almoçar. Mesmo debaixo da Torre de TV está o MIO Restaurant que de tão bom, acabámos por repetir várias vezes. Inclusive foi lá que provei a primeira vez o famoso Currywurst, que é um prato de fast-food tradicional originário da época seguinte à segunda guerra mundial em 1949 e o prato é simples trata-se de salsicha de porco grelhada com ketchup e pó curry, é por isso bastante intenso e picante. Além disso é possível encontrar um pouco por toda a cidade vários vendedores de rua a vender este tipo de currywurst ou salsichas simples.

 

13 - berlim (69).jpg

( Currywurst )

 

A minha subida à Torre de TV foi algo de espetacular e vale a pena cada cêntimo. Tudo começa com uma subida num elevador vertiginosa onde até os ouvidos cedem à pressão atmosférica e num instante estamos no topo e centro da Alemanha. Do cimo da Torre avistam-se de forma fácil a Avenida Unter den Linden e o Portão de Brandenburgo e para os mais distraídos ao longo de toda a plataforma giratória há uma zona informativa em várias línguas que mostra a localização de todos os pontos históricos e importantes da cidade de Berlim e ainda informações sobre os mesmos, assim como informações históricas por períodos históricos. No observatório há vários binóculos e ainda vários bancos para poder se sentar a apreciar a vista magnifica.

 

13 - berlim (70).jpg

 

13 - berlim (71).jpg

 

E para terminar a nossa ronda nos museus da Ilha dos Museus visitámos o Museu Antigo ( Altes Museum ) onde está uma grande coleção de antiguidades clássicas gregas, romanas e etrusca. Todo o museu está repleto de artefactos históricos e muita informação sobre os mesmos, por isso se é amante de História ou simplesmente quer saber e gosta de saber mais sobre este assunto este museu é um oásis.

 

Para ler mais sobre este museu, clique aqui.

 

13 - berlim (72).jpg

( Altes Museum ) 

 

História: 1980-1999, Re-unificação

Como o passar dos anos, durante a década de 1980 ficou claro para a economia da GDR que seria difícil continuar a acompanhar a evolução da economia global. A União Soviética começou a perder a força e várias zonas do muro começaram a ser abertas após grandes protestos de vários grupos, demonstrando  interesse numa sociedade pacifica, terminando com a abertura e destruição do muro em 1989. Em 1990 toda a zona de Berlim se reunificou e voltou a ser proclamada capital da Alemanha.

 

13 - berlim (73).jpg

 

Viajar é sempre um prazer e o simples facto de estar longe de casa numa cidade diferente é meio caminho andado para a nossa rotina mudar e colecionar aventuras. Berlim é uma cidade repleta de surpresas, uma verdadeira área metropolitana. Quando andávamos pela cidade entrámos no metro e encontrámos uma linha, talvez a linha de metro mais pequena do mundo a U55 tem só três estações e junta a estação central de Berlim à estação de Brandenburger Tor. O facto mais engraçado foi que nos enganámos no sentido e esperámos na estação do meio que o comboio alternasse de caminho, quando reparámos numa senhora que passa o dia a entrar na cabine dum sentido, chega ao fim de três estações sai da cabine percorre o caminho ao lado do metro entra na cabine com direção contrária e siga caminho. Claro que nos fartámos de rir com a situação. Há trabalhos do além !

 

13 - berlim (74).jpg

( U-bahn - U55 )

 

Não poderia deixar de terminar as minhas histórias da viagem a Berlim sem falar em cerveja. É certo e comprovado, os alemães bebem muita, mas muita, cerveja. E sempre em quantidades enormes ! De Hamburgo a Berlim os nossos almoços e jantares foram sempre bem regados com quantidades como a da fotografia abaixo. E até faz sentido, o tempo que se perde a beber um ou dois copos, pede-se logo uma caneca. Como não sou especialista em cervejas cinjo-me em perguntar sempre qual a cerveja especial na zona e é aproveitar. Se pensarmos bem e com o frio que estava em Berlim, a cerveja até é um bom combustível para alimentar a nossa força de sair a rua com quase graus negativos. Mas o que interessa é aproveitar, goste-se ou nao de cerveja.

 

13 - berlim (75).jpg

 

A nossa aventura por terras da chanceler Merkel terminou da melhor forma, sem grandes percalços além do frio e com sentimento de missão cumprida. Do centro de Berlim fomos de comboio até ao aeroporto principal onde apanhámos o nosso voo até Lisboa. Existem muitas cidades espectaculares na Europa e no mundo, mas Berlim é mesmo uma cidade a não perder. 

 

13 - berlim (76).jpg

 

LINKS: PARTE UM, PARTE DOISPARTE TRÊS e PARTE QUATRO

 

Booking.com

 

Até um dia Berlim !

Sou o Ricardo Costa

28 anos

Optometrista em Full-time

Viajante em Part-time

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Reservar hotel ?

Booking.com

Alugar carro ?

Por onde andei ?

ALEMANHA













FRANÇA















INGLATERRA



ITÁLIA









MÓNACO



PORTUGAL





VATICANO



SUIÇA




RUBRICAS



Comentários recentes

  • Rita

    Desses locais já só me falta o Cap D'Ail antes de ...

  • Serrão

    Obrigado eu pela partilha destas viagens e por nos...

  • Ricardo Costa

    Olá! Visitar a Riviera Francesa foi espetacular e ...

  • Serrão

    A Riviera Francesa é mesmo magnífica. Um cruzeiro ...

  • Ricardo Costa

    E tenho para mim que todos os que vivem em Cannes,...

Follow me on Instagram

Mais sobre mim

foto do autor