Berlim - Galeria Nacional Antiga | Alte Nationalgalerie
Uma vez em Berlim e se for amante de museus a tarefa difícil vai ser selecionar quais os museus que quer ver e os que o mais cativam. Atravessando a principal avenida de Berlim é fácil reconhecer a Alte Nationalgalerie ( Galeria Nacional Antiga ), que faz parte da Ilha dos Museus e abriga uma das mais importantes coleções de arte do século XIX. Se gosta de arte, de pintura e escultura este deverá ser uma das suas principais escolhas em Berlim e quanto a mim só fiquei com pena de não poder ter aproveitado mais.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Preço: 10 € (preço isolado), 18€ ( preço de todas os museus da Ilha dos Museus);
Horário: terça-feira a domingo (10h – 18h), quinta-feira (10h às 20h), fechado à segunda-feira.
Estações de metro próximas: Friedrichstraße
Site: http://www.smb.museum/en/museums-institutions/alte-nationalgalerie/home.html
A Galeria Nacional Antiga foi inicialmente só uma galeria nacional, mas que dada a sua dimensão foi dividindo as suas coleções por diferentes museus em Berlim. A ideia de estabelecer um ponto cultural e educacional em Berlim veio do Rei Friedrich Wilhelm IV, que sonhava em criar um "santuário de arte e ciência", usando o edifício do museu como um templo todo ele decorado com antiguidades. É por esse motivo que além de toda exposição nele presente, o simples espaço do museu todo ele é perfeitamente enquadrado, porque tetos, salas e arquitetura em geral são também deslumbrantes.
O ponto inicial da Galeria remonta a 1861 e a sua construção prolongou-se durante dez anos, tendo sido inaugurado em 1876. O edifício do museu sofreu diversas ocasiões bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente durante o ano de 1944, mas a coleção existente foi evacuada numa tentativa de a proteger. Depois das sucessivas guerras o museu foi restaurado e reabriu no ano de 1949. Durante a divisão da Alemanha, os quadros do século XIX sobreviveram nas zonas este da cidade e só após a queda do muro de Berlim, as coleções voltaram a ser reunidas na sua totalidade formando a coleção que ainda hoje é apresentado ao público. Mas ao longo dos últimos anos diversas remodelações tiveram de ser feitas, em 1998 o museu volta a fechar para obras e reabre finalmente em pleno em 2001, marcando o 125º aniversário.
A exposição apresenta peças do Impressionismo e do Romantismo, bem como trabalhos de Adolph Menzel. A maioria da coleção do museu foi um presente do banqueiro Johann Wagener ao estado Prussiano em 1861, composto por 262 trabalhos com ênfase na história belga. Desde que a galeria abriu, foram adquiridos quadros e esculturas que alargaram e tal forma o espólio, sendo que foi o primeiro museu no mundo a possuir arte Impressionista. Atualmente a galeria apresenta 1800 pinturas e 1500 esculturas que formam uma coleção histórica única, que só é expandida sobre exceções únicas.
A MINHA OPINIÃO
Este é um dos museus que mais gostei de ver em Berlim, especialmente porque contém o tipo de arte que aprecio muito, mesmo não sendo entendido ou formado em artes. Os quadros expostos a maior parte deles são deslumbrantes com pormenores, delicadeza e toques que merecem um bom tempo para apreciar. Por este motivo, não é um museu adequado para fazer uma visita apressada até porque o espólio é enorme e as salas são infinitas. Pode optar por visitar as salas com pintores ou escultores de renome mas aconselho vivamente uma visita com calma de toda a exposição. Vale a pena !
Boa visita !
Entre na Rubrica: Museus e outros... e continue a sua viagem :)