Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Travel is always a good idea

Travel is always a good idea

Berlim - Topografia do Terror | Topographie des Terrors

A Topografia do Terror apresenta aos seus visitantes uma exposição, não diria memorial nem museu, mas sim uma exposição sobre o terror que se sofreu durante o período nazi. Não é uma exposição agradável mas é rica em informação histórica sobre este período e recomendo vivamente a todos os que visitem Berlim, especialmente a quem visite com budget apertado ou a quem tenha um tempo apertado mas gostava de conhecer mais sobre este assunto. A nível da exposição, quer em textos ou imagens, a informação condensada está organizada de forma brilhante. Portanto se houver interesse em saber mais, porque não ? O museu é gratuito e está aberto todos os dias.

 

13 - berlim (60).jpg

  

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Preço: gratuito

Horário: 10h – 20h

Estações de metro próximas: Kochstrasse, Potsdamer Platz;

Site: http://www.topographie.de/en/ 

 

13 - berlim (61).jpg

 

Entre 1933 e 1945 o centro das instituições Nazi que espalharam terror por todo o país - a Policia Secreta do Estado, liderada pelos SS durante a Segunda Guerra Mundial - estavam localizadas onde hoje está este memorial, a Topografia do Terror. Após 1945, os edifícios foram destruídos e demolidos sem deixar rasto de história, deixando que a mesma fosse esquecida. A documentação da Topografia do Terror provém de largas pesquisas realizadas na área e que podem ser visitadas desde 2010. A exposição está muito bem organizada e pode ser visitada com ou sem áudio-guia, embora a maioria da exposição possa ser lida quer em textos e fotografias.

 

13 - berlim (62).jpg

 

A ascensão de Hitler como chanceler da Alemanha marca a destruição da democracia de Weimar. A separação de poderes, direitos básicos, liberdade de imprensa, pluralismo e federalismo foram abolidos. O Socialismo Nacional anuncia uma nova ordem, o "Terceiro Reich". Homens da SA e SS são apontados como policias oficiais e encorajados a usar armas em sua defesa. Muitas dos locais de reuniões da SA começaram a ser centros de tortura onde todos os que se opunham às políticas Nazis eram torturados. O terror Nazi espalha-se a todos os cidadãos. Em poucos meses, partidos, uniões e alianças foram destruídas e dilaceradas. A SS e a Gestapo ( Policia Secreta do Estado ) torna-se um dos pilares principais da nova unidade Nazi do estado.

 

13 - berlim (63).jpg

 

A cidade de Berlim não foi só a capital do Terceiro Reich, mas também o centro de inúmeros escritórios e agências dos SS, da Policia Secreta do Estado, dos Serviços de Segurança, de investigações criminais e outras organizações. As perseguições e buscas a todas os alemães e pessoas de outras nacionalidades que se declaravam inimigos do estado eram feitas e coordenadas por todas as agências Nazis que pertenciam ao estado. Ordens dos centros de segurança em Berlim através da Gestapo e outros órgãos policiais prenderam e mataram muitos dos que se diziam ser políticos oponentes ao Socialismo Nacional, deportaram judeus alemães para campos de extermínio e lançavam um clima de terror contra os homossexuais que eram chamados de elementos anti-sociais tornando-os prisioneiros de guerra, trabalhadores forçados nos campos de concentração e tantos outros crimes ao longo dos anos do estado Nazi.

 

13 - berlim (64).jpg

 

Durante o período Nazi o clima de terror e medo espalhou-se a quando da proteção especial do estado ser alterada, qualquer pessoa podia ser detida pela gestapo se fosse denunciada por outras pessoas anonimamente. A forma como o medo influenciava a sociedade revela o quão longe foi o estado Nazi para conseguir o que queria, não medindo limites. No inicio da guerra, em 1943, não conseguindo controlar a situação de haver cada vez mais denuncias, a gestapo decide enviar diretamente os prisioneiros para os campos de concentração e assim foi o destino de milhares de pessoas, não havendo estatísticas exatas sobre este assunto.

 

13 - berlim (65).jpg

 

Só quando a segunda guerra mundial estava a semanas de terminar os campos de concentração e extermínio começaram a ser evacuados, a policia e todos os oficiais relacionados com a gestapo começaram a abandonar os seus postos e inclusive muitos dos poucos sobreviventes nos campos foram mortos. A maioria das provas e documentos que comprovavam crimes cometidos durante o período nazi foram destruídos, foram feitos todos os possíveis para esconder o máximo de informação sobre o que foi feito durante essa época e esta exposição pretende mostrar ao público parte relevante dos achados que retratam este tempo de terror.

 

13 - berlim (66).jpg

 

Todo este post foi escrito com informações que podem ser lidas na Topografia do Terror e pessoalmente serve como fonte de enriquecimento pessoal. Este é um grande propósito das minhas viagens, viajar é bom, conhecer uma cidade é bom, mas sempre acrescentar a essas viagens conhecimento e História. 

 

Boa visita !

 

Booking.com

 

Entre na Rubrica: Museus e outros... e continue a sua viagem :)

 

Sou o Ricardo Costa

28 anos

Optometrista em Full-time

Viajante em Part-time

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Reservar hotel ?

Booking.com

Alugar carro ?

Por onde andei ?

ALEMANHA













FRANÇA















INGLATERRA



ITÁLIA









MÓNACO



PORTUGAL





VATICANO



SUIÇA




RUBRICAS



Comentários recentes

  • Rita

    Desses locais já só me falta o Cap D'Ail antes de ...

  • Serrão

    Obrigado eu pela partilha destas viagens e por nos...

  • Ricardo Costa

    Olá! Visitar a Riviera Francesa foi espetacular e ...

  • Serrão

    A Riviera Francesa é mesmo magnífica. Um cruzeiro ...

  • Ricardo Costa

    E tenho para mim que todos os que vivem em Cannes,...

Follow me on Instagram

Mais sobre mim

foto do autor