Berlim - Topografia do Terror | Topographie des Terrors
A Topografia do Terror apresenta aos seus visitantes uma exposição, não diria memorial nem museu, mas sim uma exposição sobre o terror que se sofreu durante o período nazi. Não é uma exposição agradável mas é rica em informação histórica sobre este período e recomendo vivamente a todos os que visitem Berlim, especialmente a quem visite com budget apertado ou a quem tenha um tempo apertado mas gostava de conhecer mais sobre este assunto. A nível da exposição, quer em textos ou imagens, a informação condensada está organizada de forma brilhante. Portanto se houver interesse em saber mais, porque não ? O museu é gratuito e está aberto todos os dias.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Preço: gratuito
Horário: 10h – 20h
Estações de metro próximas: Kochstrasse, Potsdamer Platz;
Entre 1933 e 1945 o centro das instituições Nazi que espalharam terror por todo o país - a Policia Secreta do Estado, liderada pelos SS durante a Segunda Guerra Mundial - estavam localizadas onde hoje está este memorial, a Topografia do Terror. Após 1945, os edifícios foram destruídos e demolidos sem deixar rasto de história, deixando que a mesma fosse esquecida. A documentação da Topografia do Terror provém de largas pesquisas realizadas na área e que podem ser visitadas desde 2010. A exposição está muito bem organizada e pode ser visitada com ou sem áudio-guia, embora a maioria da exposição possa ser lida quer em textos e fotografias.
A ascensão de Hitler como chanceler da Alemanha marca a destruição da democracia de Weimar. A separação de poderes, direitos básicos, liberdade de imprensa, pluralismo e federalismo foram abolidos. O Socialismo Nacional anuncia uma nova ordem, o "Terceiro Reich". Homens da SA e SS são apontados como policias oficiais e encorajados a usar armas em sua defesa. Muitas dos locais de reuniões da SA começaram a ser centros de tortura onde todos os que se opunham às políticas Nazis eram torturados. O terror Nazi espalha-se a todos os cidadãos. Em poucos meses, partidos, uniões e alianças foram destruídas e dilaceradas. A SS e a Gestapo ( Policia Secreta do Estado ) torna-se um dos pilares principais da nova unidade Nazi do estado.
A cidade de Berlim não foi só a capital do Terceiro Reich, mas também o centro de inúmeros escritórios e agências dos SS, da Policia Secreta do Estado, dos Serviços de Segurança, de investigações criminais e outras organizações. As perseguições e buscas a todas os alemães e pessoas de outras nacionalidades que se declaravam inimigos do estado eram feitas e coordenadas por todas as agências Nazis que pertenciam ao estado. Ordens dos centros de segurança em Berlim através da Gestapo e outros órgãos policiais prenderam e mataram muitos dos que se diziam ser políticos oponentes ao Socialismo Nacional, deportaram judeus alemães para campos de extermínio e lançavam um clima de terror contra os homossexuais que eram chamados de elementos anti-sociais tornando-os prisioneiros de guerra, trabalhadores forçados nos campos de concentração e tantos outros crimes ao longo dos anos do estado Nazi.
Durante o período Nazi o clima de terror e medo espalhou-se a quando da proteção especial do estado ser alterada, qualquer pessoa podia ser detida pela gestapo se fosse denunciada por outras pessoas anonimamente. A forma como o medo influenciava a sociedade revela o quão longe foi o estado Nazi para conseguir o que queria, não medindo limites. No inicio da guerra, em 1943, não conseguindo controlar a situação de haver cada vez mais denuncias, a gestapo decide enviar diretamente os prisioneiros para os campos de concentração e assim foi o destino de milhares de pessoas, não havendo estatísticas exatas sobre este assunto.
Só quando a segunda guerra mundial estava a semanas de terminar os campos de concentração e extermínio começaram a ser evacuados, a policia e todos os oficiais relacionados com a gestapo começaram a abandonar os seus postos e inclusive muitos dos poucos sobreviventes nos campos foram mortos. A maioria das provas e documentos que comprovavam crimes cometidos durante o período nazi foram destruídos, foram feitos todos os possíveis para esconder o máximo de informação sobre o que foi feito durante essa época e esta exposição pretende mostrar ao público parte relevante dos achados que retratam este tempo de terror.
Todo este post foi escrito com informações que podem ser lidas na Topografia do Terror e pessoalmente serve como fonte de enriquecimento pessoal. Este é um grande propósito das minhas viagens, viajar é bom, conhecer uma cidade é bom, mas sempre acrescentar a essas viagens conhecimento e História.
Boa visita !
Entre na Rubrica: Museus e outros... e continue a sua viagem :)