Cap d'Ail - A bonita caminhada até à Baía de Saint-Laurent
Durante a minha estadia na Côte d'Azur durante vários dias fomos passear a vários locais ao redor de Nice, alguns de carro e outros fomos de comboio que atravessa toda a linha costeira e torna fácil mesmo para quem não tenha carro descobrir as belezas daqueles locais. Num belo dia de sol fomos de carro até à zona de Cap d'Ail.
A cidade de Cap d'Ail, que significa em português Cabo do Alho, é uma pequena cidade francesa na Riviera Francesa, situada no lado direito de Nice e faz fronteira com o Mónaco. Não é um local grande, mas apresenta uma linha costeira deslumbrante com diversas zonas e miradouros no cimo de grandes penhascos e também várias zonas públicas de banhos na zona costeira.
Curiosamente fomos estacionar o nosso carro num local muito próximo à Gare Cap d'Ail, o que confirma que este passeio era facilmente acessível a turistas livres de carros. Toda a zona de Cap d'Ail têm a particularidade de ter muita vegetação, o que na minha opinião a diferencia de grandes centros urbanos, ali a qualidade de vida aumenta na minha opinião, respira-se um ambiente calmo e pacifico, respira-se ar puro.
Após atravessarmos o túnel que passa debaixo da estação de comboios, encontramos a zona pedonal Sentier du Bord de Mer, que percorre toda a zona costeira e é acessível a todos. A primeira paragem foi junto à Plage Gramaglia, uma praia em miniatura, porque depende do nível da água e rodeada de rochas com água de um cristalino muito bonito. Apesar do calor intenso quase ninguém lá estava a fazer praia, talvez porque ainda não tínhamos chegado ao highlight de Cap d'Ail.
Ali naquela zona começámos uma caminhada muito prazerosa, num caminho bem construído e cuidado, do nosso lado esquerdo o bonito mar mediterrâneo e do esquerdo vária vegetação e flores. Todo o caminho pedonal da Sentier du Bord de Mer assim está. Passado alguns minutos alcançamos o Cap Mala, que é o cabo de cap d'ail onde a paisagem muda, começamos finalmente a perceber onde vamos fazer praia e o destino paradisíaco que se aproxima.
Após passar o Cap Mala começa um sobe e desce junto ás rochas, contornando todo o cabo até chegar à Plage Mala, que é uma lindíssima praia de areia branca, água quente e cristalina que convida a banhos. Aconselho vivamente a levar tempo para aproveitar a praia porque vale a pena estar num local tão bonito. A zona contrária à nossa direção tem vários penhascos que criam um ambiente diferente, a praia tem vários bares e restaurantes para se refrescar, casas de banho públicas e vestiários. E ainda há várias embarcações que se podem pagar para fazer ali alguns percursos rápidos na zona da costeira.
A Baía de Saint-Laurent que abraça a Praia Mala e toda a zona montanhosa é um must-do na Riviera Francesa, de uma beleza incrível principalmente na primavera e verão, e que é também acessível através das traseiras da praia. De qualquer forma acredito que o passeio na zona pedonal vale a pena e é muito bonito. Fiquei muito surpreendido com a beleza de Cap d'Ail, conquistou-me.
Boa viagem !
RESUMO: RIVIERA FRANCESA