Florença - Dia 2 na Toscana
A minha estadia em Florença foi de dois dias e se fosse planear novamente uma viagem para lá incluía pelo menos três dias inteiros para ver todos os encantos da cidade com calma. Florença é sem dúvida uma das cidades mais românticas, arquitetónicamente bonita e com um clima especial onde já estive ate hoje. Continuamos o nosso roteiro seguindo até ao Palazzo Vecchio que se situa na Piazza dela Signoria, atualmente é a sede do município e apresenta no seu interior um museu que expõe muitas obras de autores italianos.
( Palazzo Vecchio )
Foi também nesta praça junto à réplica de David que se encontra a entrada do Palazzio Vecchio que almoçamos uma maravilhosa sandes da All' Antico Vinaio, recomendação que encontrámos no trip advisor e noutros blogs de viajantes e valeu muito a pena, as sandes são enormes, bem servidas e económicas. Juntamos este almoço a uma paisagem deslumbrante e musica tocada por artistas de rua e está feita a fórmula para tornar inesquecível a minha passagem por Florença. E mesmo que houvesse todos os elementos para tornar Florença especial, ao caminhar entre a Piazza della Republica até ao Palazzo Vecchio, na primeira vez que subi a rua que vai de frente para o Palazzo, senti algo como um déjà vu, algo que nunca senti mas que me deixou estranhamente perturbado, olhar para as esculturas na lateral direita da praça, a torre e toda aquela zona fez me sentir que já ali tinha estado, como se os meus olhos já tivessem visto presencialmente todo aquele lugar. E acho que ainda hoje sinto que foi esta conexão que me fez apreciar tanto Florença e querer um dia lá voltar.
( Piazza dela Signoria )
A seguir ao nosso almoço fomos visitar a Galleria degli Uffizi que é o museu mais famoso de Florença. Estivemos algum tempo a esperar na fila para a bilheteira onde pagámos 6,50€ e conseguimos entrar e digo-vos não é um museu qualquer, é "o" museu. Tudo ali é arte, desde a estrutura em si, tetos, paredes, chão, seguindo para as salas, átrios e corredores, ás vistas que a galeria tem para o Rio Arno. Para os amantes de arte esta galeria é a Disneyland da Arte com alguns quadros muito famosos em todo o mundo, por exemplo "A Primavera" e "O Nascimento de Vénus" do pintor italiano Botticelli. Tudo é inspirador e tudo é motivo para querer voltar centenas de anos atrás e viver naquela época.
( Galleria Degli Uffizi )
A Ponte Vecchio é famosa pelas lojas de ourivesaria e joalharias de luxo que estão em cima da ponte. No caminho que fizemos entre a Galleria degli Uffizi e a Ponte Vecchio a paisagem é muito bonita porque Florença parece uma obra de arte pintada em tons de pastel, cremes acastanhados e verdes velhos. Como seria de esperar a ponte é muito movimentada por turistas quer de dia ou noite. Ao longe da ponte, há vários cadeados como é habitual em toda a Europa nos locais turísticos e a meio da ponte há uma zona muito bonita com vista para o Rio Arno através de uns arcos. É obrigatório visitar esta ponte se for a Florença.
( Ponte Vecchio )
Ao passar pela Ponte Vecchio é possível perceber o porquê de ser tão conhecida, é também por ali o caminho para ir ter à Praça de Michelangelo. A meio da ponte há um local para ver o rio e a restante cidade e tirar umas fotografias para mais tarde recordar ou até mesmo descansar um pouco. Como estávamos a meio da tarde e com algum tempo livre até irmos apanhar o comboio decidimos entrar numa pastelaria, a primeira que nos apareceu mesmo em frente à Ponte Vecchio. E fizemos o pior que um turista descuidado pode fazer, pedimos o que queríamos e fomos nos sentar. Lanchei um tiramisù, que estava não vou mentir delicioso, mas custou a dar 9 euros, custou. Já para não falar do restante que pedimos. Lição aprendida, ver os preços primeiro. Após o nosso lanche seguimos até à estação de comboios e viajámos até Roma.
( Tiramisù )
ROTEIRO DE 2 DIAS EM FLORENÇA: Estação de comboios de Florença - Igreja Nossa Senhora de Novella - Galleria dell'Academia - Piazza del Duomo- Catedral di Santa Maria del Fiore- Piazza dela Republica - Palazzio Vecchio - Galleria degli Uffizi - Ponte Vecchio
Não leste a primeira parte de Florença ? Clica aqui vá!
Arrivaderci Firenze ! Siga comigo até Pisa !