Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Travel is always a good idea

Travel is always a good idea

Mónaco - À procura da Carolina entre Fontvieille e Porto Hercule

O Principado do Mónaco ou simplesmente Mónaco é o segundo país mais pequeno do mundo, logo a seguir à Cidade do Vaticano. A sua área a rondar os dois quilómetros quadrados torna a sua visita muito fácil e agradáveis passeios pelas zonas e lugares mais importantes. A sua História remonta ao século XII, ao longo dos séculos foi conquistando a sua independência e é hoje um dos países do mundo mais visitados e também um dos países que atrai milionários, de certa forma devido aos benefícios fiscais que tornam o Mónaco num paraíso.

  

21 - mónaco (2).jpg

 

21 - mónaco (3).jpg

( Esplanada Rainer III )

 

É muito fácil chegar ao Mónaco, quer de comboio ou de autocarro, qualquer forma é rápida e segura. Nós de Nice até à nossa paragem de autocarro junto do Tunnel de Serravalle demorámos cerca de trinta minutos. A minha primeira impressão quando chegámos foi agradável, a cidade é extremamente limpa e organizada, fruto da existência de um microestado e de poucos habitantes é natural que seja mais fácil uma gestão da cidade. O transito flui normalmente sem grandes aparatos e há sinalética por todo o lado.

 

21 - mónaco (4).jpg

( Porto de Fontvieille )

 

21 - mónaco (5).jpg

 

O nosso passeio começou no antigo bairro de Fontvieille, onde é feita a fronteira entre França e o Mónaco, naquela zona existe para visitar o jardim da UNESCO, o jardim zoológico, um jardim de rosas em homenagem a à Princesa Grace, o museu naval do Mónaco e ainda o estádio de futebol Luis II. O que fizemos foi um passeio por aquela zona e especialmente junto ao Porto de Fontvieille, considerado também o porto velho do Mónaco, mas onde se encontram bonitas embarcações rodeadas pelo famoso rochedo onde no topo se pode encontrar a realeza.  

 

21 - mónaco (6).jpg

 

21 - mónaco (7).jpg

( Porto de Fontvieille )

 

A História mais antiga do Mónaco remonta ao ano de 1215 quando foi conquistado por Genovenses, naquela altura a família Grimaldi fundou o palácio atual que serviu de fortaleza, sendo governado pelo Imperador Henri VI. Durante séculos, conquistas e guerras assolaram aqueles terrenos até que nos últimos dois séculos conseguiu estabilidade como estado independente. Um dos casamentos mais famosos e polémicos em 1956, foi entre o Príncipe Rainer e a atriz americana Grace Kelly que trouxe o Mónaco novamente à ribalta e desde então se tornou um dos destinos de férias de milionários de todo o Mundo. Desde então o Mónaco é conhecido também por alguns escândalos relacionados com a Princesa Carolina, a trágica morte de Grace Kelly num acidente de viação em 1982, a morte do Principe Rainer III em 2005 e a ascensão oficial do Príncipe Alberto do Mónaco. 

 

21 - mónaco (8).jpg

( Porto Hercule )

 

21 - mónaco (9).jpg

( Palácio do Príncipe do Mónaco )

 

A rocha principal onde está assente o Palácio do Mónaco é acessível através da Rampe de la Major, que serve de caminho para milhares de turistas que vão aproveitando a vista sobre toda a zona sobre Port Hercule, as montanhas e o mar mediterrâneo. Entre algumas curvas e paragens para contemplar a paisagem chegámos à entrada do Palácio do Príncipe do Mónaco. Naquela zona central, perto da base militar há um pequeno parque, alguns canhões antigos e um miradouro para o antigo Porto de Fointvieille.

 

21 - mónaco (10).jpg

( Mónaco Old Canon )

 

21 - mónaco (11).jpg

( Porto Fontvieille )

 

Na zona em frente ao Palácio do Mónaco está o Vieux Mónaco, onde se pode visitar a Catedral e caminhar entre as ruelas cheias de lojas de recordações, com vários restaurantes típicos e muitos locais para os turistas. No meio de toda aquela opulência o melhor que fizemos foi mesmo ir almoçar umas baguettes nos bancos do belíssimo jardim de Saint-Martin, com uma vista maravilhosa sobre o mar e passear junto à estátua do Príncipe Alberto I, passando junto ao Museu Oceanográfico do Mónaco e continuando até chegar à zona mais baixa do Mónaco. 

 

21 - mónaco (12).jpg

( Vieux Mónaco )

 

21 - mónaco (13).jpg

( Jardins de Saint-Martin )

 

Até ali toda a manhã tinha sido espetacular, sempre a passear, boa disposição e um sol radiante sobre o Mónaco que nos permitiu aproveitar ao máximo cada recanto e paisagem. Quando estávamos a almoçar comecei a sentir falta de algo, não sabia bem o que mas sentia falta de algo que tinha trazido comigo. Depois de começarmos a pensar, descobri "A mala da câmara ?". Tinha perdido a mala da câmara, mas não a câmara que essa felizmente está sempre alapada a mim, o amor pela minha canon é muita e também porque passo o tempo a fotografar estava sempre comigo. Lembrei-me que tinha pousado a mala algures no inicio, na subida para o Palácio do Mónaco, deixei os meus primos no jardim e fui a correr até essa zona, mas nada. Alguém se deve ter apercebido e rapidamente a levou. O que é certo é que nunca mais vi a mala da câmara que tinha comprado propositadamente para a viagem, felizmente não tinha guardado lá nada, quem levou não teve muita sorte. Eu ganhei para a vida um tique enorme de passar constantemente o tempo a confirmar se tenho tudo comigo. 

 

21 - mónaco (14).jpg

( Museu Oceanográfico do Mónaco )

 

21 - mónaco (15).jpg

( Estátua do Príncipe Alberto I )

 

Depois de visitar a rocha onde está assente o Palácio do Príncipe do Mónaco, descemos até ao Porto Hercule onde estão atracados muitos iates, a maioria deles luxuosas embarcações com toda o glamour e luxo, cada um mais bonito que o anterior e é de facto um passeio muito agradável de se fazer junto à marina. É também naquela zona que se estabelece a Grand Prix do Mónaco, a famosa e uma das mais antigas provas da fórmula 1 que atrai milhares de turistas e amantes de fórmula 1 ao Mónaco. 

 

21 - mónaco (16).jpg

 

21 - mónaco (17).jpg

 

Boa viagem !

 

Booking.com

 

POSTS DO MÓNACO: PARTE 2

 

RESUMO: RIVIERA FRANCESA

 

Sou o Ricardo Costa

28 anos

Optometrista em Full-time

Viajante em Part-time

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Reservar hotel ?

Booking.com

Alugar carro ?

Por onde andei ?

ALEMANHA













FRANÇA















INGLATERRA



ITÁLIA









MÓNACO



PORTUGAL





VATICANO



SUIÇA




RUBRICAS



Comentários recentes

  • Rita

    Desses locais já só me falta o Cap D'Ail antes de ...

  • Serrão

    Obrigado eu pela partilha destas viagens e por nos...

  • Ricardo Costa

    Olá! Visitar a Riviera Francesa foi espetacular e ...

  • Serrão

    A Riviera Francesa é mesmo magnífica. Um cruzeiro ...

  • Ricardo Costa

    E tenho para mim que todos os que vivem em Cannes,...

Follow me on Instagram

Mais sobre mim

foto do autor