Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Travel is always a good idea

Travel is always a good idea

Paris - À procura do Corcunda na Catedral Notre-Dame

A Catedral Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas com arquitetura gótica no mundo. A sua construção começou em 1163 e a é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo e está localizada na Ile de la Cité em Paris, próxima da Sainte Chapelle e rodeada pelo Rio Sena. É merecedora duma visita pela sua arquitetura diferente do habitual e com ornamentos, esculturas, rosáceas e vitrais com uma beleza estonteante. 

 

29 - notre dame (1).jpg

 

29 - notre dame (2).jpg

 

Muito antes do inicio da construção da catedral, já naquele local se celebravam cerimónias religiosas dos povos celtas, só em 1163 se dá o inicio da construção da catedral, sendo que Luís VII foi o grande impulsionador dessa mesma obra. Embora a sua base seja arquitetura gótica, nos finais do século XVII durante o reinado do Luís XIV, algumas alterações foram feitas adquirindo elementos barrocos. Já no ano de 1793, durante a Revolução Francesa, novamente a catedral viu algumas das suas fundações serem destruídas e tesouros roubados, acabando por servir de armazém para alimentos. Só em 1844 com a prosperidade da época romântica a catedral renasce e a sua essência é recuperada através de projetos de restauro. Entre revoluções populares e tumultos sociais, a catedral foi sobrevivendo a tentativas de incêndio, escavações para parques subterrâneos na qual afinal foram encontradas ruínas romanas.

 

29 - notre dame (3).jpg

 

29 - notre dame (4).jpg

 

Foram muitos os momentos altos vividos na Catedral Notre-Dame ao longo dos últimos séculos, desde execuções de templários sendo queimados vivos em frente à catedral a mando do Papa Clemente V influenciado pelo rei Filipe IV de França a 1314, à coroação de Henrique VI de Inglaterra durante a Guerra dos cem anos em 1431, à coração de Napoleão Bonaparte a imperador de França na presença do Papa Pio VII a 1804 e também a beatificação de Joana d'Arc em 1909.

 

29 - notre dame (5).jpg

 

29 - notre dame (6).jpg

 

Um dos pontos mais importantes na Catedral é a fachada principal onde harmoniosamente são unidos os traços arquitetónicos do gótico e românico. No nível inferior da fachada é evidente os três portais trabalhados ao pormenor e construídos em épocas diferentes. À direita podemos ver o Portal de Santa Ana, à esquerda o Portal da Virgem e no centro o Portal do Julgamento, o maior e mais bonito portal na catedral. Depois na restante fachada há estátuas, rosáceas e todos os rendilhados que são um pasmo de ver. 

 

29 - notre dame (7).jpg

 

29 - notre dame (8).jpg

 

Depois de visitar o deslumbrante interior, pode fazer uma visita que é paga à torre norte, após uma subida de 386 degraus, poderá desfrutar da vista sobre Paris, ver os famosos dráculas eternizados no romance de Victor Hugo e claro ver os antigos sinos da catedral. Os sinos são considerados património histórico da cidade, todos eles com nomes diferentes, sendo que o principal é o Bourbon Emmanuel porque é o mais antigo e porque também só toca em momentos históricos importantes, como visitas do papa, funerais presidenciais ou por exemplo no fim da Primeira Guerra Mundial ou no atentado de 11 de setembro. Na minha opinião vale a pena a visita pela oportunidade que é e também pela panorâmica de trezentos e sessenta graus que se tem de lá.

 

29 - notre dame (9).jpg

 

29 - notre dame (10).jpg

 

INFORMAÇÕES  ÚTEIS SOBRE A CATEDRAL DE NOTRE-DAME:

 

PREÇO PARA VER CATEDRAL: Gratuito.

HORÁRIO DA CATEDRAL: 7h45h às 18h45 (segunda a sexta-feira), 7h45 às 19h15 (sábado e domingo)

PREÇO PARA SUBIR À TORRE: 8€, adultos. Gratuito, idade inferior a 18 anos.

HORÁRIO DA TORRE: 10h00 às 18h00 ( Terça-feira a domingo)

METRO: Cité, Saint-Michel-Notre-Dame.

DICA: Reserve algum tempo para a possível fila que encontrar na bilheteira (Pessoalmente estive 1h na fila).

 

29 - notre dame (11).jpg

 

29 - notre dame (12).jpg

 

Para concluir falta mencionar que um grande impulsionador, à parte de toda a grandiosidade da arquitetura e história da Catedral, da fama que a Catedral Notre-Dame tem nos dias de hoje deve-se ao romance escrito por Victor Hugo em 1831 e que tem por nome O Corcunda de Notre-Dame. Esta história que retrata a Idade Média e na qual o Quasímodo se apaixona pela cigana Esmeralda, a ilustração poética do monumento aumentou o conhecimento em geral das pessoas sobre a arquitetura e passado da Catedral. A adaptação do livro a filme da Disney aumentou ainda mais o interesse das pessoas e hoje em dia a Catedral é um monumento muito visitado em Paris.

 

29 - notre dame (13).jpg

 

29 - notre dame (14).jpg

 

 

Boa viagem !

 

Booking.com

 

POSTS PARIS:

 

PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3

 

RUBRICA: MUSEUS E OUTROS... | TORRE EIFFEL | ARCO DO TRIUNFO | MUSEU DO LOUVRE |

 

RUBRICA: TUDO SOBRE... | TUDO SOBRE #2: AS DIFERENÇAS ENTRE OS AEROPORTOS EM PARIS - CDG VS ORLY

Sou o Ricardo Costa

28 anos

Optometrista em Full-time

Viajante em Part-time

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Reservar hotel ?

Booking.com

Parceiros


Por onde andei ?

ALEMANHA













FRANÇA

















HOLANDA



INGLATERRA



ITÁLIA









MÓNACO



PORTUGAL





VATICANO



SUIÇA




RUBRICAS



Comentários recentes

  • Ricardo Costa

    Boa noite, o melhor a fazer é chegar à bilheteira ...

  • Anónimo

    Boa noite, gostei do seu post. Se comprar mos bilh...

  • Ricardo Costa

    É de facto uma canseira, especialmente para quem e...

  • Dylan

    Ufa, que brutalidade, até deve cansar!:)

  • Ricardo Costa

    Amesterdão é uma cidade muito bonita em qualquer a...

Follow me on Instagram

Mais sobre mim

foto do autor