Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Travel is always a good idea

Travel is always a good idea

Pisa - Vai e volta desde Florença

A cidade de Pisa é talvez uma das mais conhecidas do mundo, em grande parte pela famosa Torre de Pisa. Ao planear a minha viagem pela Itália e com os dias contados comecei a perceber que não seria necessário passar uma noite em Pisa e assim aproveitava para reservar as noites em Florença. A pesquisa de comboio entre Pisa e Florença faz-se facilmente nos sites oficiais e o preço é inferior a 10€ por cada viagem. Depois do stress que nos aconteceu em Milão ao chegar a Florença comprámos todos os bilhetes que teríamos de comprar para a viagem incluído esta ida e volta a Pisa. E não fomos os únicos, esta maneira de visitar Pisa já é muito famosa entre os turistas, tanto é que o revisor dos comboios percebeu a nossa cara de preocupação quando nos indicou que não tínhamos picado o bilhete nas maquinas à entrada do comboio.  E não sabíamos mesmo ! Mas depois de implorar-mos um bocadinho, o revisor deixou-nos passar sem pagar multa. E seguimos a viagem tranquilamente até chegar a Pisa.

 

6 - pisa (2).jpg

   

Não é muito difícil encontrar a Torre de Pisa, quando saímos do comboio era só ter seguido as dezenas de turistas que assim como nós iam fazer o mesmo percurso, mas como não costumo gostar de ir com o rebanho caminhámos ao nosso passo e a observar todos os pormenores de Pisa. A caminhada faz-se muito bem até perto da Piazza dei Miracoli, tanto que andámos cerca de meia hora e em vez de dar-mos com a Torre de frente percebemos que tínhamos caminhado para o lado e foi só mudar de direção. De facto não levei nem vi sequer o mapa de Pisa porque achava que seria uma cidade tão pequena, que era difícil perder-me. Se vai com o tempo contado veja qual o percurso mais rápido no mapa abaixo. A Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres em português) é o centro de todas as atrações turísticas de Pisa e lá pode encontrar a Catedral, o Batistério, a Torre de Pisa, o Camposanto, o Hospital e o Museu da Catedral.

 

6 - pisa (3).jpg

( Piazza del Miracoli )

 

A caminho da Piazza dei Miracoli começámos a avistar a Torre de Pisa e a minha primeira impressão foi "Epá afinal a Torre não é assim tão alta como imaginei, mas que está torta, está". A Torre de Pisa começou a ser construída em 1173 e embora no projeto inicial fosse destinada a estar vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste devido a uma fundação mal construida no solo e só no último século foram feitas algumas obras de restauração para reduzir o ângulo de inclinação de 5,5 graus para 3,9 graus e mesmo que fosse possível dar um alinhamento vertical à Torre foi impedida de ser feita para manter a inclinação tão célebre em todo o mundo, que seria de Pisa com uma Torre direita ? E não vale a pena criticar os turistas que posam para fotografias com as mãos no ar e de todas as formas possíveis e imaginárias, nós também procurámos todas as posições e hipóteses para encontrar a melhor forma de conseguir uma fotografia a segurar ou abraçar a Torre de Pisa. Deixe a imaginação fluir e se possível suba ao topo da torre mais famosa do mundo !

 

6 - pisa (6).jpg

( Torre de Pisa )

 

No centro daquele espaço verdejante está a Catedral de Pisa (Duomo di Pisa em italiano) que é um templo católico dedicado à Virgem Maria e assim como já tínhamos visto em Florença têm um revestimento em mármore branco, exemplo de estilo romântico muito habitual de se ver na zona Toscana de Itália. Acho que vale muito a pena a visita ao interior embora estivesse um dia de sol muito bonito e a maioria dos turistas se distraía com a sua concorrência das traseiras. Não há como não tirar os olhos da Torre de Pisa.

 

6 - pisa (4).jpg

( Duomo di Pisa )

 

Outra das atrações que vimos naquela praça foi o Batistério, um edifício construido anos após a construção da Torre de Pisa e que é dedicado a São João Batista. Este edifico assim como todos os outros são considerados património da Humanidade pela UNESCO. No Batistério é possível ainda visitar e ver uma pia batismal que remonta a 1246 e ainda perto daquela praça existe o Camposanto que é um cemitério histórico. Aproveite para comprar recordações á saída, assim como em toda a Itália os pins magnéticos são muito baratos, não se deixe enganar, consegue recuerdos por 1€ cada.

 

6 - pisa (5).jpg

( Batistério )

 

O regresso para a estação de comboios demorou mais do que a primeira meia hora ao chegar a Pisa porque sabíamos ter tempo suficiente para passar em ruas alternativas. Algo que gosto muito de fazer e a não ser que tenha ficado sem bateria na câmara fotográfica ou queira tirar fotografias noturnas das zonas onde passei, por norma não gosto de andar a passar sempre nas mesmas ruas, gosto de ver outras perspetivas, outras passagens. E esta feliz mudança de rota fez nos passar por zonas menos visitadas, com menos turistas e mais locais, o percurso de volta até a estação foi muito calmo, paramos um pouco junto ao Rio Arno para apreciar as cores verdes daquele rio, das casas junto ao rio e respirar mais um pouco aquele ambiente italiano. O suficiente para nunca esquecer.

 

6 - pisa (7).jpg

( Rio Arno )

 

 

ROTEIRO EM PISA: Estação de Comboios - Piazza Martiri della Libertà - Duomo di Pisa - Torre di Pisa - Palazzo Boileau - Piazza Vittorio Emanuele II

 

 

Já leu mais sobre esta viagem que começou em MilãoFlorença ? Clique ali, vá !

 

Andiamo ! À procura do Papa no Vaticano ! :)

Sou o Ricardo Costa

28 anos

Optometrista em Full-time

Viajante em Part-time

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Reservar hotel ?

Booking.com

Alugar carro ?

Por onde andei ?

ALEMANHA













FRANÇA















INGLATERRA



ITÁLIA









MÓNACO



PORTUGAL





VATICANO



SUIÇA




RUBRICAS



Comentários recentes

  • Rita

    Desses locais já só me falta o Cap D'Ail antes de ...

  • Serrão

    Obrigado eu pela partilha destas viagens e por nos...

  • Ricardo Costa

    Olá! Visitar a Riviera Francesa foi espetacular e ...

  • Serrão

    A Riviera Francesa é mesmo magnífica. Um cruzeiro ...

  • Ricardo Costa

    E tenho para mim que todos os que vivem em Cannes,...

Follow me on Instagram

Mais sobre mim

foto do autor